Blog de FILOSOFIA DA E.E.M. FRANCISCO HOLANDA MONTENEGRO

HISTÓRIA 1º ANO C

07/11/2011

 
 

zumbi

 CONSCIÊNCIA NEGRA                                              

 


Escrito por keulybarbosa às 18h30
[] [envie esta mensagem] []



 
 

consciência negra

Zumbi dos Palmares: um herói brasileiro “Deus da Guerra”, “Fantasma Imortal” ou “Morto Vivo”. Seja qual for a tradução correta do nome Zumbi, o seu significado para a história do Brasil e para o movimento negro é praticamente unânime: Zumbi dos Palmares é o maior ícone da resistência negra ao escravismo e de sua luta por liberdade. Os anos foram passando, mas o sonho de Zumbi permanece e sua história é contada com orgulho pelos habitantes da região onde o negro-rei pregou a liberdade. O Quilombo dos Palmares foi fundado no ano de 1597, por cerca de 40 escravos foragidos de um engenho situado em terras pernambucanas. Em pouco tempo, a organização dos fundadores fez com que o quilombo se tornasse uma verdadeira cidade. Os negros que escapavam da lida e dos ferros não pensavam duas vezes: o destino era o tal quilombo cheio de palmeiras. Com a chegada de mais e mais pessoas, inclusive índios e brancos foragidos, formaram-se os mocambos, que funcionavam como vilas. O mocambo do macaco, localizado na Serra da Barriga, era a sede administrativa do povo quilombola. Um negro chamado Ganga Zumba foi o primeiro rei do Quilombo dos Palmares.
Alguns anos após a sua fundação, o Quilombo dos Palmares foi invadido por uma expedição bandeirante. Muitos habitantes, inclusive crianças, foram degolados. Um recém-nascido foi levado pelos invasores e entregue como presente a Antônio Melo, um padre da vila de Recife. O menino era Zumbi dos Palmares, o maior ícone da resistência negra ao escravismo no Brasil.

 


Escrito por keulybarbosa às 18h19
[] [envie esta mensagem] []



 
 

preconceito

Preconceito Racial O preconceito racial, ou popularmente o racismo, é um problema social enfrentado no mundo inteiro. Trata-se de uma ideia estabelecida sem fundamento de que uma raça ou etnia humana é pior que a outra. Esse conceito normalmente é difundido na sociedade dominante, entre as pessoas mais próximas e que formam nossos conjuntos de valores.

As etnias dos seres humanos variam de acordo com características físicas e culturais. Negros, japoneses, brancos e índios, por exemplo, possuem características físicas peculiares e culturais próprias devido à história.

O preconceito está em acreditar ou manifestar que determinada etnia pode ser prejudicial à outra. Não conseguir harmonizar, respeitar e principalmente conhecer para depois avaliar.


Escrito por keulybarbosa às 18h16
[] [envie esta mensagem] []



 
 

preconceito

No Brasil, o problema é crônico, embora seja mascarado. Há uma falsa ideia de que o país está aberto a todos do mundo. Aqui todos são bem-vindos e bem tratados
Acabar com o preconceito é ter o trabalho de conhecer a pessoa, a raça, sua cultura, para depois avaliar ou manifestar um julgamento. Porém, o ideal, seria aceitar a cultura do outro e suas características, mesmo que sejam diferentes. O conceito é integrar, e não desunir.

A Angustia que ronda milhões de lares no Brasil tem uma razão: O Racismo institucional, não como existe nos Estados Unidos, Europa e África do Sul. O brasileiro é mais cruel, pois se disfarça de uma falsa ilusão que temos uma democracia racial.


Escrito por keulybarbosa às 18h14
[] [envie esta mensagem] []



 
 

preconceito

Os dados de IDH dos negros no Brasil são devastadores, pouca Instrução, oportunidades, desemprego em níveis alarmantes, e questionamos! Por quê? Simples, fomos os últimos a libertar nossos escravos, e só o fizemos por forte ingerência das nações do hemisfério norte, para terem mercados e despejarem suas manufaturas de sua incipiente e pujante indústria.
Não foi feito uma "abolição” e sim um despejo de milhares de serem humanos, sem preparo, consciência de cidadania, sem capital ou qualquer modo de participar de uma perversa sociedade branca, desigual e má, em igual condição de competir, por melhores dias.
Nos dias atuais tentam compensar esta dívida com programas de afirmação, cotas etc. Vemos que tais atitudes talvez estejam sendo empregadas tardiamente e a verve racista do país já põe sua face à vista, com protestos de parlamentares da ala mais conservadora, descendentes de mercadores e fazendeiros escravocratas do séculoXIX, tentam ludibriar a população dizendo que as oportunidades são iguais. Como!
A primeira providencia quando estes mesmos senhores derrubaram um governo que sinalizava mudanças sociais, foi matar a escola pública de qualidade que existia, eles pensaram “A negrada está adquirindo conhecimento, isso é perigoso" e como que num passo de mágica fez-se uma inversão, a escola pública que era dureza para passar de ano, virou um mar de facilidades, onde professor finge que ensina e aluno que aprende, eliminou-se matérias básicas para formação de mentes, filosofia, musica e matérias que formavam massa crítica como cidadão.


Escrito por keulybarbosa às 18h13
[] [envie esta mensagem] []



 
 

Consciência Negra

                           20 de Novembro Dia Nacional da Consciência Negra

Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial.  Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira. 

A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão. 

Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados heróis nacionais. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Passos importante está sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória à inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira.


Escrito por keulybarbosa às 18h11
[] [envie esta mensagem] []


27/09/2011

 
 

jovens

Acredito nos jovens à procura de caminhos novos abrindo espaços largos na vida. Creio na superação das incertezas deste fim de século." (Cora Coralina)


Escrito por keulybarbosa às 19h56
[] [envie esta mensagem] []



 
 

jovens de atitude

Segundo o dicionário da língua portuguesa, Atitude significa: maneira; procedimento; postura do corpo; forma de proceder e Juventude significa: “mocidade, adolescência, moçada”.

 

É a fase da existência humana mais bonita, mais agradável, mais aberta no sentido do que tudo é APRENDIZAGEM e DESENVOLVIMENTO. Acima de tudo, é o instante, é o período que todo o nosso sistema, seja físico, mental e social está receptivo a tudo de construtivo que possamos realizar. É a fase que não devemos nos economizar, não devemos permitir que a preguiça e a morosidade invadam o nosso ser.

 

Juntando as duas palavras Jovem e atitude, nós vemos como elas combinam, e formam o conceito de Jovem de Atitude, que Ser Jovem de Atitude é, não desistir dos objetivos facilmente se o caminho é estreito e difícil temos que lutar até o fim dele, pois o que não podemos é ficar parados esperando que tudo se realize em nossas vidas sem termos a atitude de lutar. E lutar com vontade de mudar a nossa e a vida dos que ainda não encontraram o caminho de Deus.

 

Ser um jovem de atitude é essencial, mas não é fácil. Aliás, é difícil pra caramba! Vários foram os momentos em que a gente caiu e se levantou, afinal não somos perfeitos, não é? Mas o quebra-cabeça foi montado e está completo, todas as peças são fundamentais...

 

Todo jovem tem que ter atitude, pois a juventude foi dada para lutar, pois é a parte de nossas vidas que temos mais disposição para fazermos as coisas e lutarmos para que aconteçam. Por isso jovem nunca desista de nada nessa vida, lute cada dia mais e demonstre que você tem atitude.

 

E ser JOVEM DE ATITUDE é ser humano, atencioso, educado, gentil, compreensível...

 

Um jovem de Atitude é aquele que não tem medo de demonstrar o orgulho de ser ,seja na escola, na faculdade, no trabalho ou mesmo em casa. Aquele que tem a coragem de enfrentar o mundo e quebrar as limitações sociais que tentam impor o que é “legal”. Deve pensar e analisar que o “legal” não é aquele que faz os outros está bem mas sim aquilo que nos faz bem e trazem o bem para o próximo.

 

         Agora é com você: seja um Jovem de Atitude também.

 


Escrito por keulybarbosa às 19h45
[] [envie esta mensagem] []


22/08/2011

 
 

AVALIAÇÃO

              AVALIAÇÃO PARCIAL DE HISTÓRIA

    E.E.M. FRANCISCO HOLANDA MONTENEGRO

PROFESSORA_ KEULY      TURMA -1º ANO   DATA 24/08/2011

1°) Dê a definição de.

Lembrança

História

Memória

Inventário

Esquecimento

(2°) O que é tombamento?

3°) O patrimônio histórico é regulado e protegido por?

4°) De acordo coma compreensão do texto assinale a alternativa incorreta.

a)    A memoria possui duas faces: lembrança e esquecimento;

b)    Todas as pessoas lembram ou esquecem os fatos de forma idêntica;

c)    A sensibilidade, odores sons e imagens são importantes para o processo de construção da memória;

d)    Desemprego, secas, enchentes ou guerras são fatores que podem produzir interferências na memoria social.

e)    Experiências traumáticas ou violentas podem levar indivíduos a esconder ou esquecer de algumas experiências.


Escrito por keulybarbosa às 15h58
[] [envie esta mensagem] []


15/08/2011

 
 

AULA 1º ANO C

AULAS 1º ANO

E.E.M. FRANCISCO HOLANDA MONTENEGRO

PROFESSORA_ MARIA BONFIM (KEULY)

TURMA -1º ANO C

DISCIPLINA-HISTÓRIA       DATA 17/08/2011

- DADOS   DA  AULA

TEXTO PARA ESTUDO – PATRIMÔNIO MATERIAL E CIDADANIA

DURAÇÃO

2 AULA UTILIZANDO A APOSTILA DO PRIMEIRO APRENDER E OS LEPTOPES

-OBJETIVO GERAL

COMPREENDER O CONCEITO DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO MATERIAL

- OBJETIVOS ESPECIFICOS

ANALIZAR AS POLÍTICAS OFICIAIS DE PRESERVAÇÃO DE BENS MATERIAIS

ESTIMULAR O SENTIMENTOS DE PERTENCIMENTO E IDENTIFICAÇÃO COM AS CULTURAS LOCAIS

                                           ATIVIDADE DA APOSTILA    (PAGs 99 e 100)


Escrito por keulybarbosa às 12h49
[] [envie esta mensagem] []


02/08/2011

 
 

A MEMÓRIA

                                      A MEMÓRIA

 

Costuma-se dizer que os brasileiros possuem "memória curta".

Sabemos o que isso significa para a nossa sociedade e para a vida de cada cidadão.
No entanto, continuamos a esquecer muito rápido alguns fatos que não poderiam ser esquecidos.
Precisamos melhorar a nossa memória se quisermos melhorar significativamente como sociedade e como cidadãos.
Entre os 20 e os 30 anos, preocupamo-nos com a saúde mental de nossos avós. Porque eles começam a esquecer das coisas? Que pena! E aquele amigo da vovó que já está esclerosado? Entrando a preocupação volta-se para os pais, sogros, tios e tias. Será que eles vão ficar sempre lúcidos? Ou vão um dia ficar como a vovó? Ao entrar nos enta, que a maioria enta e não sai mais, a preocupação volta-se para a própria saúde. A mental principalmente. Porque esquecemos algumas coisas e não outras? Você conhece alguém que troca o nome de pessoas, que esquece compromissos, lapsos que ficam mais visíveis se ele/ ela ocupa posição de destaque? Isso é normal?

 

Uma das queixas coletivas da atualidade: perda cada vez mais rápida e intensa da memória. Deixando de lado a inutilidade da maior parte de nossas lembranças – para preservar a integridade do nosso ser; a memória está se tornando cada vez mais seletiva. Mas, a gravidade disso, foge ao alcance das pessoas comuns; futuros emigrantes de Gaia – pode parecer cruel aos ouvidos moucos dos normais; mas as pessoas comuns não fizeram por merecer continuar aqui nesta escola cósmica – e, estão de partida – Graças a Deus e ás suas Leis; para os que optaram aqui permanecer.

Ao contrário do que se pode pensar, nosso cérebro não está continuadamente registrando tudo que nos acontece para, num segundo momento, selecionar e apagar o que não é importante. A maior parte dos estímulos com os quais estamos lidando permanece por um tempo na memória de trabalho ou dos interesses. O que me interessa de fato?

 


Escrito por keulybarbosa às 20h45
[] [envie esta mensagem] []


24/05/2011

 
 

AVALIAÇÃO PARCIAL

                                          HISTÓRIA 1º ANO C

(1)  A história começa quando os homens encontraram os elementos de sua assistência nas revelações de seus antepassados. Quais os períodos que divide a historia simultaneamente.

(a)  Pré – história, idade média, antiguidade, Idade contemporânea e idade moderna.

(b)  Idade contemporânea e idade moderna.

(c)  Pré - história, antiguidade, idade média,moderna e contemporânea

(d)  Idade média, Pré – história,antiguidade e moderna

(2)  O surgimento do homem na terra, há cerca de 3,5 milhões de anos.Que período é anunciado com a atualização da escrita.

(a)  Pré- história

(b)  Antiguidade

(c)  Idade média

(d)  Moderna

(3)  A idade moderna foi o período entre a queda do império romano do oriente e a revolução francesa. Quais os principais marcos desse período?

(a)  Fortalecimento dos estados monárquicos, a expansão marítima, a expansão do capitalismo.

(b)  Desenvolvimento da agricultura e pecuária.

(c)  Surgimento do feudalismo, a expansão do cristianismo e do islamismo.

(d)  A revolução francesa, revolução Industrial.

(4)  A 1º e a 2° guerra mundial, as revoluções socialistas e a expansão da democracia são grandes marcos de qual período histórico?

(a)  Idade moderna

(b)  Pré – historia

(c)  Idade contemporânea

(d)  Idade média

(5)  È o tempo das maiores transformações da história, como o surgimento de civilizações.

(a)  Média duração

(b)  Curta duração

(c)  Longa e média duração

(d)  Longa duração

(6)  Sabendo que em história existem tempos de curta, média e longa duração, dê um exemplo de cada acontecimento de um desses tempos                              


Escrito por keulybarbosa às 22h09
[] [envie esta mensagem] []


16/05/2011

 
 

PERÍODOS DA HISTÓRIA

 

A história começa quando os homens encontram os elementos de sua existência nas realizações de seus antepassados. Do ponto de vista europeu, divide-se em cinco grandes períodos: Pré-história, Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.

Pré-história – Período que vai do surgimento do homem na Terra, há cerca de 3,5 milhões de anos, até o aparecimento da escrita, por volta de 4.000 a.C. Tem como marcos a evolução no emprego da pedra como arma e ferramenta, a criação da linguagem oral, o surgimento da arte , a utilização e domínio da produção do fogo, a domesticação e criação dos animais, a prática da agricultura e a criação da metalurgia.

Antiguidade – Começa com a utilização da escrita e termina com a queda do Império Romano do Ocidente, em 476. Principais marcos: o desenvolvimento da agricultura e da pecuária, a adoção do escravismo, a construção de cidades-Estado e de sistemas políticos monárquicos, o surgimento da democracia na pólis grega e das religiões monoteístas, o crescimento das artes e o aparecimento das ciências.

Idade Média – Abrange o período que vai do século V da era cristã até a queda de Constantinopla, capital do Império Romano do Oriente, em 1453. Principais marcos: a expansão dos reinos bárbaros na Europa, a transformação do escravismo em feudalismo, o surgimento dos impérios feudais, a expansão do cristianismo e do islamismo, o renascimento do comércio e das cidades medievais e o apogeu da civilização maia, na América.

Idade Moderna – Período entre a queda do Império Romano do Oriente e a Revolução Francesa, em 1789. Principais marcos: o fortalecimento dos Estados nacionais monárquicos, a expansão marítima e colonial, o fortalecimento e expansão do capitalismo – que se torna a forma de produção predominante –, o renascimento cultural e científico, a fermentação revolucionária do iluminismo e a independência norte-americana.

Idade Contemporânea – Cobre o período do final do século XVIII, a partir da Revolução Francesa, até a atualidade. Principais marcos: o período napoleônico (1799 a 1815), a restauração monárquica e as revoluções liberais (1800 a 1848), a revolução industrial e expansão do capitalismo (de 1790 em diante), a disseminação das nacionalidades e das doutrinas sociais (a partir de 1789), o surgimento do imperialismo, a 1a Guerra Mundial (1914-1918), as revoluções socialistas, a expansão da democracia, o surgimento do fascismo e do nazismo (1917-1938), a 2a Guerra Mundial (1939-1945), a Guerra Fria (1948-1990) e a desagregação da União Soviética (1991).

 


Escrito por keulybarbosa às 13h55
[] [envie esta mensagem] []


29/03/2011

 
 

SÍMBOLOS

Escrita egípcia antiga (hieróglifos) 


Nascimento: Cerca de 3.200 anos antes da nossa era (5.200 anos atrás)
Lugar onde surgiu : Vale do Rio Nilo
Número de símbolos: 700 no início (segundo milênio) até 5 mil no período greco-romano
Sentido de leitura: Vários (da direita para a esquerda, da esquerda para a direita, de cima para baixo). Deve ser lido no sentido para onde os símbolos que representam homens ou animais estiverem voltados (estes daqui estão indicando da esquerda para a direita).
Funcionamento: misto (sistema ideográfico enriquecido de notações fonéticas). Existem ainda dois estilos mais cursivos, o hierático e o demótico.
Desaparecimento: Final do quarto século antes de Cristo.


Escrito por keulybarbosa às 21h15
[] [envie esta mensagem] []



 
 

EVOLUÇÃO DA ESCRITA

A escrita quando surgiu não era letras e sim desenhos. Por volta de três mil anos antes de cristo os egípcios, povo bastante evoluído, já tinha uma forma de escrita, usavam sinais para exprimir as mais diversas situações e fatos.

O primeiro tipo de escrita que surgiu foram os sinais chamados de hieróglifos, ou seja, desenhos da própria coisa que indicava. A figura de um sol, por exemplo, representava o sol. Com o passar dos tempos, os desenhos foram adquirindo significado simbólico. Essa figura podia indicar tanto o sol como o dia. Passando mais adiante essa figura passou a indicar dois sons diferentes: um que corresponde ao sol e outro dia. Nessa época não avia possibilidade de imprimir textos, existiam copistas (escritores de poucos méritos) que os copiavam.

Os fenícios, outro povo da antiguidade, com bons comerciantes, gostavam de coisas praticas e logo simplificavam sua escrita, diminuindo o número de sinais empregados, com isso facilitou o aprendizado e a tarefa de escrever. Com o tempo, com o tempo desenvolveram o sistema de escrita composto apenas de 22 sinais. Esse método veio revolucionar a escrita tradicional, em vez de idéias completas, esses sinais representavam unidades de som. Assim, um conjunto desses sinais formava palavras como as que eram faladas. Dessa forma, a escrita passou a ser fonética, isto é, a representação gráfica da própria fala.

Eles viajaram por toda parte e divulgaram seu sistema entre todos os povos. Já os gregos aperfeiçoaram, ainda mais, acrescentando outros sinais para indicar as vogais que existiam no sistema dos fenícios. Assim, os gregos criaram o alfabeto, um método completo.

Além dos diferentes alfabetos que espelham a cultura das civilizações, há diversos estilos de escrever um alfabeto e variações na maneira de representar a mesma letra.                                                   


Escrito por keulybarbosa às 21h13
[] [envie esta mensagem] []



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 
 
 
       
   





Histórico
Categorias
  Todas as mensagens
  planejamento
  1º ano
  2º ano
  3º ano
  HISTÓRIA 1º ANO C



OUTROS SITES
    UOL - O melhor conteúdo
  BOL - E-mail grátis
  abra a sua mente
  periodos da história
  PORTAL BRASILEIRO DA FILOSOFIA
  JOGOS DE FILOSOFIA
  Tomás de Aquino


VOTAÇÃO
    Dê uma nota para meu blog